Slide # 1

VALDEMIR CINTRA LEVA O PROJETO POESIA NAS ESCOLAS A SÃO BENTO DO UNA

O Projeto Poesia nas Escolas, terá sua edição, no Colégio de Referência José do Patrocínio Mota, na cidade de São Bento do Una, nesta sexta feira, dia 18 de maio... Mais informações »

Slide # 2

ESTUPRADOR DE BELO JARDIM É IDENTIFICADO E CONSIDERADO FORAGIDO PELA POLÍCIA

A Polícia Civil de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, divulgou a identidade do suspeito de estuprar duas jovens dentro do banheiro de um bar no município... Mais informações »

Slide # 3

EX-DIRETOR DE OBRAS ENVIA TEXTO CITANDO E COBRANDO RESPOSTAS DE HÉLIO DOS TERRENOS SOBRE AS OBRAS PARADAS EM BELO JARDIM

O ex-diretor de Obras da prefeitura de Belo Jardim, Ubirajara Carvalho (Bira), enviou para o blog, uma carta dirigida ao prefeito, Hélio dos Terrenos, onde cita... Mais informações »

Slide # 4

MUNICÍPIO DE BELO JARDIM PAGARÁ MULTA QUASE MILIONÁRIA EM RAZÃO DA INCOMPETÊNCIA DO PREFEITO HÉLIO DOS TERRENOS

Belo Jardim está desgovernado. A prefeitura de Belo Jardim deixará de investir até meio milhão de reais do dinheiro de nossos impostos, que seriam destinados...... Mais informações »

Slide # 5

JOÃO MENDONÇA FALA SOBRE O BOATO DE QUE ELE IRIA SE UNIR A HÉLIO DOS TERRENOS, LEIA

Diante dos últimos acontecimentos com o rompimento da aliança Cintra Galvão/Hélio dos Terrenos, e as demissões dos indicados pelo grupo Galvão... Mais informações »

sábado, 24 de setembro de 2011

Bom leitores(as) e amigos(as), o que vou falar agora é algo que está acontecendo esses dias aqui na cidade.

Entre os dias 18 e 25 de setembro, o Ministério das Cidades e o Denatran, em parceria com outros órgãos federais e estaduais, promovem a Semana Nacional de Trânsito 2011.
A Prefeitura de Belo Jardim também fez parte dessa semana, colocou o "bloco" na rua, fez panfletos, banners de polietileno, camisetas e colocou pessoas nos semáforos da cidade para distribuir esses panfletos. Os banners, foram espalhados pela cidade.

Vamos aos fatos:

Foi gasto muito dinheiro nessa "campanha". O motivo do título da postagem ser "Belo Jardim: Dinheiro jogado no lixo e lixo jogado nas ruas" é que, passei quase 30 minutos olhando o trabalho de uma equipe, próximo à Arthur Consórcios na tarde de ontem.
Acredito que essas pessoas contratadas pela prefeitura, pois não sei se realmente fazem parte do Detran ou da PMBJ (Prefeitura Municipal do Belo Jardim), deveriam entregar os panfletos aos motoristas e motoqueiros que passavam ou paravam no sinal. Mas o que acontecia era bem diferente. Eles entregavam os panfletos aos pedestres e nem próximo aos carros e motos, chegavam.

Além disso, a frase "Dinheiro jogado no lixo e lixo jogado na rua" é que, ao passar em algumas ruas próximas aos locais que as equipes estavam, pude ver vários panfletos que os pedestres receberam, jogados nas ruas.

A prefeitura teve uma ótima ideia em fazer a Semana Nacional do Trânsito aqui na cidade, mas em muitos pontos, fez de forma errada. Não sei se sabendo ou não, o que estavam fazendo. Aparecer com obras é bom, desde que elas sejam úteis e importantes para o município, não só para a gestão ou para A e B.

Vamos aos pontos negativos:

1º O panfleto utilizado na "campanha" da prefeitura.

Clique na imagem para ampliar e ver o texto desse panfleto.

No panfleto, não há nenhuma dica para o motorista, motoqueiro ou pedestre.
Só fala sobre o que é a "campanha" Calango amigo do trânsito, amigo da paz.
No rodapé do panfleto, tem o nome de 4 secretarias da prefeitura. Queria poder entender o que a Secretaria de Ação Social tem haver com esse projeto, pois ao meu ver, a Secretaria de Obras, já que no panfleto a Diretoria de Trânsito, faz parte dela e a Secretaria de Turismo, Cultura e Paisagismo, entra com a parte do "turismo".
Na campanha nacional, só envolve o Ministério das Cidades e o Denatran, aqui precisa aparecer 4 secretarias.


2º Tenho certeza, que para fazer uma campanha sobre o trânsito, o trânsito do local, deveria antes, estar com tudo certo, sejam suas faixas de pedestres pintadas, semáforos funcionando corretamente, locais certos para parar, estacionar, carga e descarga, além de locais proibidos por "n" motivos, mas que esses locais fossem proibidos pelo "Departamento de Trânsito" do município e não pelos lojistas, para que não estacionarem à frente de suas lojas ou só para clientes do estabelecimento, além dos mesmos pintarem de amarelo a guia da frente de suas lojas.

3º Se é a semana de trânsito, é mais importante que quem receba o panfleto, seja o motorista ou motoqueiro, pois a maioria dos acidentes, são de batidas entre carros e carros, motos e motos, carros e motos, capotamentos, bebida e direção, entre outros. O pedestre sabe muito bem, que deve atravessar na faixa, olhar para os lados ao atravessar a rua, usar capacete ou cinto de segurança.
No meu ponto de vista, quem deve receber dicas, são motoristas e motociclistas, de por exemplo: Os motoristas, não pararem na faixa; respeitar o pedestre que a atravessa, mesmo que o local não tenha semáforo; não beber e dirigir; os motoqueiros respeitarem os pedestres e os automóveis e vice e versa.

Em conversa com um motorista em outro ponto da cidade, ele relatou-me que, ao parar em um dos semáforos da Rua Dep. José Mendonça Bezerra, antiga Rua Siqueira Campos, uma das "agentes" da "campanha" falou pra ele com um certo tom, que ele deveria usar o cinto e depois falou que ele parou na faixa de pedestres.
Ele falou para essa "agente" que, para ele parar antes da faixa, deveria primeiro o prefeito pintar a faixa, pois a mesma está literalmente apagada.

Nessa parte, vai ao 2º ponto que coloquei acima. Não dá pra fazer uma campanha de trânsito, da forma que o nosso está. São faixas apagadas, faixas amarelas irregulares, semáforos com defeito, mudanças desnecessárias de direção de ruas, entre outras irregularidades. Os "agentes" ou a prefeitura não pode cobrar da população, algo que a culpa cabe ao "Departamento de Trânsito" do município ou a Prefeitura.

Veja abaixo o estado de algumas das faixas de pedestre da cidade:


Aproveito essa imagem acima, para perguntar à prefeitura, se agora estão pintando as faixas com cal, ou com tinta guache, pois nem 1 mês faz que pintaram e já estão apagadas.


Pergunto também, onde está a limpeza pública? Sabemos que nas ruas dos bairros pobres, quase não existe. Já ai, na ladeira do Fórum está desse jeito, metralha a vários dias, ao lado da faixa, segundo comerciantes do local.


Se não há faixa visível, não podem culpar os condutores por acidentes ou invasão da faixa, como mostrado nessa foto acima.

Vamos pensar antes de gastar "rios" de dinheiro sem utilidade, enquanto serviços e obras essenciais deixam de serem feitos. Nenhuma dessas formas de divulgação da "campanha" sai barata aos cofres públicos. Invista em algo realmente necessário, ou faça tudo ficar certo, antes de fazer essas "campanhas".
Nossa cidade deveria mudar o título, de Terra de Músicos e do Bitury, para Terra de Propagandas e Buracos.

2 comentários:

  1. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9503.htm

    Art. 1º O trânsito de qualquer natureza nas vias terrestres do território nacional, abertas à circulação, rege-se por este Código.

    § 1º Considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga.

    ResponderExcluir
  2. Aceitei esse comentário anônimo, sendo o último dessa forma. Após a criação da associação de blogueiros, foi decidido que não publicaremos mais comentários anônimos, deixando logo claro a quem desejar.

    No mesmo link, tem abaixo desse artigo, outro que fala algo pra calar logo a boca desses desavidados, se ainda não perceberam, confira:

    § 2º O trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito, a estes cabendo, no âmbito das respectivas competências, adotar as medidas destinadas a assegurar esse direito.

    Em Belo Jardim não há condições seguras como a citada acima, os semáforos não funcionam, as faixas sumiram, as lombadas não são sinalizadas e por ai vai. Não adianta querer justificar a safadeza que o nosso trânsito vive. Vamos deixar de gastar dinheiro com besteira, certo?

    Não postaremos mais comentários anônimos.

    ResponderExcluir

O nosso Blog agradece a sua participação, mas não se responsabiliza por qualquer comentário dos participantes. Todos os comentários serão moderados antes de aparecerem nas postagens. Use o bom senso.

Comente a postagem acima.